Psicologia Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não sou boa em debate oral

3 participantes

Ir para baixo

Não sou boa em debate oral Empty Não sou boa em debate oral

Mensagem  Chihiro76 Sex Set 26, 2014 8:00 pm

Olá. Este é a primeira vez que eu posto um desabafo e como muitos, busco uma ajuda, para pelo menos desafogar minha cabeça.
Eu tenho um problema muito sério com a forma de me expressar com as pessoas.
Sou tímida, mas não tenho muitos problemas em conversar com as pessoas. O problema é que quando o assunto é mais agressivo, objeto de discussão e mal entendimento, eu acabo sempre "perdendo" o debate, por mais que eu esteja certa. Fico muito abalada emocionalmente e minha cabeça entra em parafusos. Para eu não agredir ninguém seja verbalmente ou fisicamente eu fico calada e engulo "sapo", muitos "sapos".
Mesmo quando estou bem, eu cometo muitos "atos falhos" (como se diz na psicanalise). Não consigo achar a palavra certa para a ocasião e acabo falando coisas que para mim faz sentido mas para a maioria das pessoas não, se é que vocês estão me entendendo. O pior que estou me tornando uma pessoa pública, não com um projeção muito abraangente na mídia, mas dentro do meu meio, e fico apavorada em falar coisa errada e fico calada. O pior é que sempre sofro represálhas por falar demais, ou falar de menos. A maioria das vezes é porque falo demais. Falo falo falo mas não digo nada.
Não é falta de leitura, pois leio muito. Diversos temas. Até escrevo relativamente bem. Mas eu tenho uma visão muito poética e filosófica das coisas e é muito difícil ser objetiva, clara para me expressar.
Acho horrivel a ideia de ter que o tempo todo ficar me policiando e decorando textos...
Outro grande problema meu é a memória. Tenho uma memória péssima. (Talvez de tanto ouvir críticas estou ficando com a auto estima muito baixa)
Cheguei a achar que precisaria consultar um neurologista, pois tenho muitos espasmos noturnos (contrações musculares).
Tenho um historico de envenenamento, de depressão e até mesmo de sociofobia (segundo o psiquiatra que consultei)
Mas eu deveria me sentir uma vitoriosa... pois superei muitas dificuldades, mas porque as pessoas me cobram tanto? Me sinto muito mal, as vezes, principalmente no periodo pré menstrual.
Não consigo gostar de mim mesma. (a verdade é essa), por mais que tenha estudado sobre auto cura, auto ajuda, misticismos, e tudo que é ismos da vida.
Por dentro estou desabando, e o que me mata é não poder expressar de nenhuma forma, pois as pessoas com que me importam pode desabar juntas.
Sinto falta de falar abertamente sobre meus temores, meus "grilos". Pois minhas tentativas sempre são cortadas com "vc está errada pensar assim!", "Vc está fazendo m****",
" para de falar m++++", " e eu? tambem não fico falando o tempo todo que estou mal para não te deixar preocupada". E é isso que eu ouço e tenho que ficar calada.
Eu tenho consciencia que cada um tem seus problemas. Nenhum fardo é maior que o outro, mas todos são muito propensos a terem momentos de fraquezas.

Chihiro76

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Não sou boa em debate oral Empty Re: Não sou boa em debate oral

Mensagem  Jericho Sáb Set 27, 2014 9:19 pm

Bom.., se o seu nickname foi alusiva ao personagem de anime que passou nos cinemas, que seja timida com problemas de se expressar, parece me que esteja com um pouco de ansiedade. Isso talvez explique o que comentou de falar de mais, ora de menos. Precipitando no que falar e falando o que não queria, apenas para dar alguma resposta mas não creio que deva se submeter a "engolir sapos", nem ao ponto de agredir por palavras.
Quando falou "perdendo" me passou duas impressões; que fica sem argumento e se sujeita ou que quer impor seu ponto de vista mas de qualquer forma, acho que se não concorda com algo, faça do jeito que o outro quer e se não funcionar, faça do seu. Atos valem mais do que palavras e respeito se conquista. Paciência e tolerância parecem ser o caminho mas resignação também se faz importante para quando estiver diante de coisas que não dependem de você.
Quanto ao problema de memória, leituras podem não ser o melhor caminho mas os exercícios mentais. Pode-se exercitar aprendendo técnicas de memorização ou habilidades específicas com jogos mentais, até mesmo o xadrez se quiser atingir nível mais elevado.
Ter visão poética e filosófica é uma virtude no mundo atual e se desejar ser objetiva, acho que o recurso de resumir suas idéias pode ser um caminho. É preciso um pouco de treinamento e ir se acostumando. Rever a resposta com calma antes de falar. Se passou por depressão, explorar seus pontos fortes podem lhe ser úteis e positivos. Evite falar aos outros sobre seus problemas e coisas negativas, pois elas tendem a atrair apenas coisas e pessoas negativas, que estejam em mesma sintonia.
Boa sorte.
Jericho
Jericho

Mensagens : 42
Data de inscrição : 17/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Não sou boa em debate oral Empty Re: Não sou boa em debate oral

Mensagem  Carlos.Jales Qui Fev 05, 2015 5:26 pm

Eu também sou assim mas, já fui pior.
Também acho que é um problema relacionado à ansiedade, até porque, tempos atrás, quando estava passando por uns quadros de ansiedade, essa dificuldade de argumentar numa discussão aumentava bastante.
Só que no meu caso ainda tenho um agravante : Não gosto de conversar, na verdade cada dia que passa detesto mais o ato de conversar.
Acho que o seu problema é ansiedade, depois de trata-lá faça um bor curso de oratória e acredito que vai começar a ganhar nas discussões :-)

Carlos.Jales

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Não sou boa em debate oral Empty Re: Não sou boa em debate oral

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos