Psicologia Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Posso Comparar Solidão A Areia Movediça?

3 participantes

Ir para baixo

Posso Comparar Solidão A Areia Movediça? Empty Posso Comparar Solidão A Areia Movediça?

Mensagem  Eduardo Merenda Qui Out 02, 2014 2:46 am

Se sentir sozinho é uma coisa horrível. Sim, não é legal perceber que ninguém sente a sua falta.
Mas , ao perceber que não irá conseguir uma companhia por ser quem é, acabei estacionando nesse estágio.
Tento oferecer uma abertura, consigo fazer algumas amizades bem superficiais, e vai lá, tento seguir algumas regras de comunicação.
E tentar manter contato com alguma pessoa é algo que diria ser difícil, frustrante e tedioso ao mesmo tempo.
A ideia de "ninguém irá saber quando você for morrer" é constante. Algumas vezes ela é mais fraca, outras insuportavelmente forte.
Com isso, a auto sabotagem faz muito bem o seu papel. Sinto culpado por não manter as relações num nível aceitável, me afasto, choro pelo leite derramado e depois tudo se inicia de novo.
Agora só preciso mesmo de ajuda. Não sei como lidar com a dificuldade de manter relações , e nem com os meus fantasmas interiores.

Eduardo Merenda

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 30
Localização : Vila Prudente, Zona Sul de São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Posso Comparar Solidão A Areia Movediça? Empty Re: Posso Comparar Solidão A Areia Movediça?

Mensagem  Jericho Seg Out 06, 2014 9:37 pm

A solidão afunda aos pouco a nossa autoestima, então é como uma areia movediça. Sinto que tem medo da solidão e se sente frustrado pela ausência de companhia ao falar de auto sabotagem. Como disse, "Tento oferecer uma abertura, consigo fazer algumas amizades bem superficiais, e vai lá, tento seguir algumas regras de comunicação", isso parece soar como uma máscara que você está tentando usar somente para atrair alguém, daí uma sensação de culpa, pois máscaras sempre dão ar de coisa artificial e talvez seja por isso que esteja fazendo efeito contrário. Antes de tudo, acho que você deveria agradar a você mesmo mas não a ponto de ser um narcisista. O melhor caminho é não forçar mas ser agradável e gentil quando a oportunidade lhe permitir, que é como regar e adubar uma planta para que ela dê flor, deixar que a natureza siga seu caminho, porque para tudo tem seu tempo, a sua primavera. Boa sorte.

Jericho
Jericho

Mensagens : 42
Data de inscrição : 17/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Posso Comparar Solidão A Areia Movediça? Empty Re: Posso Comparar Solidão A Areia Movediça?

Mensagem  fvpereira01 Seg Out 20, 2014 5:24 am

Sabe, por muito tempo eu tmb tive medo da solidão.  Hoje percebo que na verdade, por muito tempo eu me colocava na solidão,  porque era um ligar seguro. Ninguém pra me magoar, ninguém que eu decepcione,  nada de promessas e expectativas... parecia muito mais seguro.
Com a terapia percebi que era eu msma quem afastava as pessoas, tinha medo que elas descobrissem meus medos e dores mais profundos.
Alias, descobri isso semana passada... sabe, tdo o que eu acreditava que era certo ou sólido,  ruiu.
Não tenho objetivos ou sonhos, e o pior, estou bem desta forma.
Sabe como me sinto? Como uma pessoa na frente de um terreno plano e vazio, sem saber o que construir lá... pior é prnsar que eu preciso de ajuda pra construir algo, mas eu olho para os lados e não vejo ninguém... mas eu ainda estou respirando fundo e admirando o terreno... Qdo tiver vontade de construir algo, faço.
A solidão não está em volta, não é de fora pra dentro, é de dentro pra fora.
areia movediça? Não me parece ser um retrato de solidão,  mas de ter descoberto que construiu seus alicerces em um lugar nada plano... e quer saber? Tudo bem! Que tudo caia e possamos construir de novo, dessa vez muito melhor!
Bjs

fvpereira01

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Posso Comparar Solidão A Areia Movediça? Empty Re: Posso Comparar Solidão A Areia Movediça?

Mensagem  Jericho Seg Out 20, 2014 3:59 pm

Entendi o que estava querendo se expressar e acho que você disse tudo na última frase. Diz um provérbio; "A glória não está propriamente na quantidade de vitórias conquistadas mas na quantidade de vezes que foi capaz de se se levantar após uma queda". Um terreno vazio permite inúmeras opções, já no que está construído e não server mais requer mais trabalho, pois é preciso em alguns casos, destruir tudo, limpar, para poder começar a construir.
Jericho
Jericho

Mensagens : 42
Data de inscrição : 17/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Posso Comparar Solidão A Areia Movediça? Empty Re: Posso Comparar Solidão A Areia Movediça?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos